Esses dias quebrei a cabeça para encontrar um bom conversor de arquivos para .pdf e não encontrei muita variedade de softwares on line que me resolvessem as necessidades. Entre eles, partilho um recurso nesse post que pode lhe ajudar.
Conversão de arquivos para PDF
Colaborativismo midiático - 3º Fórum Fábrica do Futuro
Na última semana dividi uma experiência extremamente estimulante com os parceiros do ponto de cultura Fábrica do Futuro. Eles estão articulando a Rede Geração Digitaligada - WebVisão, que envolve jovens, a partir de núcleos nas cidades de Muriaé, Ouro Preto, Leopoldina e Juiz de Fora, além do instituto em Cataguases e parceiros de Belo Horizonte, na produção de conteúdos audiovisuais acerca do patrimônio histórico material ou imaterial.
Colaborei na construção de uma Oficina de Mídias Colaborativas, primeira etapa de ativação desta rede que abriu o 3º Fórum da Fábrica, onde quarenta pessoas foram convidadas a refletir sobre os conceitos e práticas dos ambientes de mediação da informação.
Em uma segunda etapa da oficina programamos a apresentação de algumas ferramentas que podem auxiliar os trabalhos e a difusão da rede. Pedro Markun, do Jornal de Debates, e eu selecionamos alguns vídeos e dicas para somar ao novo canal da Fábrica na web. Partilho, no gambiarradigital um pouco sobre essas ferramentas e possíveis usos, como forma de registro, uma das preocupações levantadas por Guilherme Lessa, do coletivo Galápagos de BH.
Primeiro gostaria de publicar alguns vídeos que ajudam a entender o fenômeno das mídias colaborativas e sociais. Lee LeFever, do Common Craft Show, conta o que ele imagina ser esses meios.
E vale a pena também assistir também a versão da Escola do Futuro (USP) organizou sobre A Máquina Somos Nós, sobre a Web2.0.
blogues
+ o que são? LeFever arrisca..
Markun recomenda o uso do Wordpress para tudo ou quase tudo. "É software aberto e pode ser baixado em www.wordpress.org. O www.wordpress.com permite você hospedar blogs gratuitamente e tem versão em pt-br. Por último, existe uma versão chamada wordpress-mu que é uma ferramenta para administrar múltiplos blogs no mesmo servidor.
http://mu.wordpress.org/".
Eu confesso que as minhas limitações sobre conhecimento de programação e a dificuldade de manter um servidor faz com que eu utilize o Blogger/blogspot para desenvolver o que preciso, blogues robustos a portais mais complexos. Diferente do Wordpress.com, o Blogger permite acesso total ao código html css+xml e dá total liberdade a integrar aplicativos javascript.
Quem entende, sabe a liberdade de criação que isso possibilita com a popularização dos widgets.
redes sociais
+ o que são? Mais uma vez, Lee LeFever..
Pedro Markun acredita que o triunvirato do mal é orkut.com , facebook.com e myspace.com. "Existem redes específicas para vários assuntos, não sei se faz sentido ficar compilando todas aqui. Mas pode ser interessante mostrar a anarquia eficaz do Peabirus.com.br", pontua.
Markun diz ainda que o grande barato são as comunidades que permitem você formar redes sociais, como o Ning. Há um ano tenho trabalhado muito com esta ferramenta, mas a minha dispersão em articular melhor as redes faz com que as coisas caminhem em banho maria.
- wiki
Markun lembra que MediaWiki é o que a Wikipedia usa. Mas é chato de usar e configurar. www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki/pt
Ele recomenda o PbWiki - pbwiki.com: "Mas antes de se aventurar a usar um wiki para algo, vale pensar duas vezes e tentar participar/observar o processo de edição de um outro wiki qualquer".
- streamming videos
Pedro Markun ainda deixa algumas colaborações sobre o audiovisual na web. Para fazer Streaming - live.yahoo.com ou ustream.tv. Para armazenar e divulgar videos: videolog.com.br ou youtube.com. Para editar videos colaborativos: jumpcut.com ou eyespot.com. Por fim, www.moviemasher.com/ é um projeto opensource de editor de video online, que conforme ele não é tão amigável quanto os outros, mas é uma plataforma livre e aberta.
- partilhamento de conteúdos
+ listas de emails
+ googledocs
Confesso que o GoogleDocs tem sido meu fiel companheiro na tentativa de organizar todos os arquivos de textos que perdi nos últimos anos. Tantos registros esquecidos em alguma pasta deletada. E mais que isso, você pode partilhar com outras pessoas que desenvolvem os documentos em tempo real com você.
Muitos companheiros de trabalho estão aderindo a essa lógica produção de documentos partilhados, que podem ser de texto, planilhas ou apresentações. Vale dizer que o Docs integra-se facilmente aos padrões do Office e do OpenOffice, além de publicação em PDF.
+ feed/atom/rss
+ widgets/gadgets
- agregadores
+ del.icio.us
+ pipes.yahoo.com
+ googlereader
+ igoogle
+ netvibes
Postado por Carlos Gustavo Yoda às 07:38
Marcadores: "mídias sociais", caderno2pontozero, colaborativismo, fabricadofuturo, ferramentas, mídia, web2.0
Botões para o seu saite
Juliana Sardinha escreveu em seu Dicas Blogger algumas dicas sobre belos botões que podem tornar seu blogue ou saite ainda mais incrementado. As imagens de tamanho médio de 84px×19px são excelentes recursos para indicação de softwares necessários para a navegação ou para a citação das fontes e dos recursos utilizados na construção de seu websaite.
Além de indicar belas referências de botões prontos, é possível criar seu próprio botão em um software on line rapidamente. Testando um desses serviços gratuitos, o Button Maker, de Adam Kalsey, criei um botão para divulgar as dicas partilhadas no Gambiarra Digital.
Você pode adicionar este botão de uma maneira simples. Basta copiar e colar o código abaixo em seu saite:
Experimente você também criar seus nos serviços gratuitos abaixo:
- Blogflux
- Online Button Maker
- Publicons.de
- Imaxenes
- Brilliant Button Maker
Potencialize sua experiência de navegação na intenet
As descobertas de uma experiência na internet começam com o navegador que você utiliza. As informações descentralizadas na rede mundial de computadores são acessíveis com a utilização de um software, o web browser. Existem vários tipos de navegador. O mais popular é software proprietário adquirido a partir da licença Windows, o Internet Explorer já em sua versão iE7. Tenho acesso regular a internet desde 1995 e tirando algumas péssimas experiências com o Netscape, nunca fui muito além do que uma versão pirata do Windows com o iE pudesse me oferecer.
No ano passado, descobri o Mozilla Firefox. Já em sua segunda versão, me surpreendi com a quantidade e a qualidade de complementos disponíveis pela comunidade que utiliza o código aberto do navegador. Hoje a Mozilla Foudation lança terceira geração de seu browser. A expectativa da estratégia de marketing viral é que
Quando cismei de encontrar uma trilha sonora para acompanhar essas palavras, percorri o YouTube atrás de referências à turnê BandaLargaCordel, de Gilberto Gil. Para o meu azar, deu para perceber que velocidade na conexão nada adianta se atrasar a fatura do pagamento. Quatro megas logo estão rebaixados a duzentos Kbites por segundo. Conhece essa história, né?
Sobre o Firefox 3, talvez seja bom saber, antes de fazer o download, que ele mantém seus favoritos e feeds cadastrados. A maioria dos complementos (plugins) não são compatíveis com a nova versão da raposa. A primeira versão desse artigo, por exemplo está sem revisão alguma do dicionário e outros apoios importantes que me auxiliavam muito com o del.icio.us e o blogger.
A partir desta terça-feira, o navegador estará disponível para Windows, Mac OS e Linux na página www.mozilla.com/firefox.
Dicas agregadas
Criei um agregador de conteúdos de leituras que tenho feito na web e que gostaria de partilhar com você. As notícias e artigos aqui indicados são anotações partilhadas a partir do Google Reader, Del.icio.us e Yahoo Pipes.
Postado por Carlos Gustavo Yoda às 15:45
Marcadores: agregadores, dicas
Tutoriais
tutoriais.wiki.zoho.com
Partilhe com os outros suas experiências de navegação. Ajude-nos a alimentar as informações de nosso tutorial construído em metodologia wiki.
Criando website com o Blogger
Estamos trabalhando na elaboração de dois saites de dois parceiros d'A Ponte e vamos partilhar com vocês essa experiência com vocês. Bom lembrar que não sou programador, por isso a construção desses dois espaços digitais está baseada em utilizar as mídias sociais e ferramentas abertas e/ou gratuitas da internet.
BrunoDeLaRosa.blogspot.com
O primeiro blogue é o do violonista, cantor e compositor Bruno de la Rosa. O jovem músico que já conquistou as noites da Baixada Santista está começando a decolar a carreira em São Paulo. Criamos uma conta no Blogger (brunodelarosa.blogspot.com) e customizamos um desenho feito em licença flexível para WordPress e adaptado para o Blogger por JackBook.
Integrado ao blogue, para aproveitar o máximo das experiências de navegação web, instalamos uma lista de e-mails com o GoogleGroups para envio de boletins e agendas aos endereços eletrônicos cadastrados, um calendário feito no GoogleAgenda e integrando outras ferramentas como YouTube, agregadores de feeds e fitros para diálogo com o público e imprensa.
Você pode participar ajudar sugerindo melhorias ao saite do Bruno de la Rosa na comunidade na rede d'A Ponte. Em breve, já teremos também um domínio registrado e redirecionando para o blogue.
Catapau
O segundo saite ainda é embrionário, mas começa a ser rascunhado também no Blogger com o endereço oficinacatapau.blogspot.com e logo contará com um domínio bacana e definitivo. Para quem nunca ouviu falar, a Oficina Catapau trabalha com marcenaria a partir de madeiras encontradas na rua. Coordenada por Pedro Ranciaro, a Catapau faz um trabalho belíssimo e está concluindo sua oficina no Corisco, em Santos.
O desafio com a Catapau é um pouco mais complexo. Além de editorializar sessões dinâmicas de notícias, agenda, fotos e vídeos, vamos criar uma lojinha virtual para os brinquedos e peças produzidas pela Oficina e elaborar um espaço colaborativo para integrar aos trabalhos dos oficineiros da Catapau com muito material sobre carpintaria e arte com madeira.
Blogger/Blogspot
Sobre utilizar o Blogger do Google para desenvolver saites, ainda acredito que este seja o recurso mais simples e fácil para quem nada ou pouco entende de internet e programação e quer publicar na web sem custo algum. Utilizamos esta ferramenta para os trabalhos das Eleições 2008 e tem funcionado muito bem.
Para quem ainda não se acostumou com a plataforma do painel do Blogger, deixo uma sugestão de um vídeo no YouTube:
Postado por Carlos Gustavo Yoda às 15:47
Marcadores: blogger, blogs, brunodelarosa, calendário, desenvolvimento, GoogleAgenda, GoogleGroups, internet, loja, newsletter, oficinacatapau, web, wordpress, youtube
Temas prontos para Blogger.com
Escrevo menos do que gostaria ultimamente, mas a fase se faz necessária para me aprofundar no desenvolvimento de blogues e portais da maneira mais fácil de ser reproduzida e com o máximo de customização do usuário. Estou trabalhando nos últimos tempos em uma proposta de aproveitar temas (templates) prontos e compartilhados na rede para o Blogger (blogspot).
O desenho deste blogue, por exemplo, é disponibilizado pelo Blog Ingeniería gratuitamente. Veja a página de exemplo sem as alterações que eu fiz para publicá-lo.
Se você quer criar um blogue e não sabe por onde começar, recomendo que crie uma conta no Blogger, comece já a publicar e confira duas centenas de desenhos no BTemplates. Se você já é um usuário do Blogger, não deixe de conferir também está dica e entre outras dezenas de bons saites que compartilham suas criações.
Encontrei um tutorial que pode lhe ajudar a configurar seus desenhos no Blogger. Os créditos são de Códigos Blog
Muitos dos temas disponíveis para o Blogger foram criados com base em projetos para o WordPress. Por que eu recomendo você a utilizar o serviço de blogues do Google? Porque no wordpress.com você precisa pagar para poder customizar e personalizar sua página completamente. A não ser que você acesse wordpress.org e utilize o software livre hospedando o WordPress em seu servidor, que pode ser pago ou gratuito.
Não se esqueça de preservar os linques para os criadores do tema. Do resto, fique à vontade para criar na web.
Postado por Carlos Gustavo Yoda às 23:03
Marcadores: blogger, blogs, customização, desenvolvimento, temas, templates, web, wordpress
Aprendi com meu avô
Gambiarra é o nome dado informalmente ao procedimento necessário para a configuração de uma solução ou artefato improvisado.
fonte: Wikipedia
Aprendi com o meu avô a desenvolver páginas na internet. Criar um website, fazer sua homepage, não é nenhum bicho de sete cabeças. Para isso basta aprender com os tropeços de quem já fez e explorar as informações disponíveis na rede sobre como desenvolver web sem precisar ser um mestre de obras dos códigos fontes.
Meu avô era pedreiro, mas não ficava para trás nas conversas com os engenheiros. Na minha passagem como servente (lá se vão mais de doze anos), me ocupava mais em desconstruir, derrubar paredes, retirar azulejos, remover um vaso sanitário. Na hora de colocar tudo novo no lugar uma massa bem feita resolve.
O segredo está na mistura do arroz com o feijão. Arroz por baixo, feijão por cima, misturar pelas beiradas do prato. Quem diz ser o contrário, nunca pegou na enxada. Hoje os dias são mais preguiçosos e o quintal começa a formar um matagal. Nada que se resolva, um dia acordo inspirado e atendo as orações da minha esposa.
Por hora sigo explorando as possibilidades da comunicação na internet nos tempos de uma sociedade da informação com a mediação descentralizada. Os erros e os acertos compartilho neste espaço com vocês.