0 comentários

Colaborativismo midiático - 3º Fórum Fábrica do Futuro

Na última semana dividi uma experiência extremamente estimulante com os parceiros do ponto de cultura Fábrica do Futuro. Eles estão articulando a Rede Geração Digitaligada - WebVisão, que envolve jovens, a partir de núcleos nas cidades de Muriaé, Ouro Preto, Leopoldina e Juiz de Fora, além do instituto em Cataguases e parceiros de Belo Horizonte, na produção de conteúdos audiovisuais acerca do patrimônio histórico material ou imaterial.

Colaborei na construção de uma Oficina de Mídias Colaborativas, primeira etapa de ativação desta rede que abriu o 3º Fórum da Fábrica, onde quarenta pessoas foram convidadas a refletir sobre os conceitos e práticas dos ambientes de mediação da informação.

Em uma segunda etapa da oficina programamos a apresentação de algumas ferramentas que podem auxiliar os trabalhos e a difusão da rede. Pedro Markun, do Jornal de Debates, e eu selecionamos alguns vídeos e dicas para somar ao novo canal da Fábrica na web. Partilho, no gambiarradigital um pouco sobre essas ferramentas e possíveis usos, como forma de registro, uma das preocupações levantadas por Guilherme Lessa, do coletivo Galápagos de BH.

Primeiro gostaria de publicar alguns vídeos que ajudam a entender o fenômeno das mídias colaborativas e sociais. Lee LeFever, do Common Craft Show, conta o que ele imagina ser esses meios.



E vale a pena também assistir também a versão da Escola do Futuro (USP) organizou sobre A Máquina Somos Nós, sobre a Web2.0.

blogues
+ o que são? LeFever arrisca..


Markun recomenda o uso do Wordpress para tudo ou quase tudo. "É software aberto e pode ser baixado em www.wordpress.org. O www.wordpress.com permite você hospedar blogs gratuitamente e tem versão em pt-br. Por último, existe uma versão chamada wordpress-mu que é uma ferramenta para administrar múltiplos blogs no mesmo servidor.
http://mu.wordpress.org/".

Eu confesso que as minhas limitações sobre conhecimento de programação e a dificuldade de manter um servidor faz com que eu utilize o Blogger/blogspot para desenvolver o que preciso, blogues robustos a portais mais complexos. Diferente do Wordpress.com, o Blogger permite acesso total ao código html css+xml e dá total liberdade a integrar aplicativos javascript.

Quem entende, sabe a liberdade de criação que isso possibilita com a popularização dos widgets.

redes sociais
+ o que são? Mais uma vez, Lee LeFever..


Pedro Markun acredita que o triunvirato do mal é orkut.com , facebook.com e myspace.com. "Existem redes específicas para vários assuntos, não sei se faz sentido ficar compilando todas aqui. Mas pode ser interessante mostrar a anarquia eficaz do Peabirus.com.br", pontua.

Markun diz ainda que o grande barato são as comunidades que permitem você formar redes sociais, como o Ning. Há um ano tenho trabalhado muito com esta ferramenta, mas a minha dispersão em articular melhor as redes faz com que as coisas caminhem em banho maria.

- wiki
Markun lembra que MediaWiki é o que a Wikipedia usa. Mas é chato de usar e configurar. www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki/pt

Ele recomenda o PbWiki - pbwiki.com: "Mas antes de se aventurar a usar um wiki para algo, vale pensar duas vezes e tentar participar/observar o processo de edição de um outro wiki qualquer".


- streamming videos
Pedro Markun ainda deixa algumas colaborações sobre o audiovisual na web. Para fazer Streaming - live.yahoo.com ou ustream.tv. Para armazenar e divulgar videos: videolog.com.br ou youtube.com. Para editar videos colaborativos: jumpcut.com ou eyespot.com. Por fim, www.moviemasher.com/ é um projeto opensource de editor de video online, que conforme ele não é tão amigável quanto os outros, mas é uma plataforma livre e aberta.

- partilhamento de conteúdos
+ listas de emails
+ googledocs


Confesso que o GoogleDocs tem sido meu fiel companheiro na tentativa de organizar todos os arquivos de textos que perdi nos últimos anos. Tantos registros esquecidos em alguma pasta deletada. E mais que isso, você pode partilhar com outras pessoas que desenvolvem os documentos em tempo real com você.

Muitos companheiros de trabalho estão aderindo a essa lógica produção de documentos partilhados, que podem ser de texto, planilhas ou apresentações. Vale dizer que o Docs integra-se facilmente aos padrões do Office e do OpenOffice, além de publicação em PDF.

+ feed/atom/rss


+ widgets/gadgets

- agregadores
+ del.icio.us


+ pipes.yahoo.com
+ googlereader
+ igoogle
+ netvibes

0 comentários

Botões para o seu saite

Juliana Sardinha escreveu em seu Dicas Blogger algumas dicas sobre belos botões que podem tornar seu blogue ou saite ainda mais incrementado. As imagens de tamanho médio de 84px×19px são excelentes recursos para indicação de softwares necessários para a navegação ou para a citação das fontes e dos recursos utilizados na construção de seu websaite.

Além de indicar belas referências de botões prontos, é possível criar seu próprio botão em um software on line rapidamente. Testando um desses serviços gratuitos, o Button Maker, de Adam Kalsey, criei um botão para divulgar as dicas partilhadas no Gambiarra Digital.



Você pode adicionar este botão de uma maneira simples. Basta copiar e colar o código abaixo em seu saite:


Experimente você também criar seus nos serviços gratuitos abaixo:
- Blogflux
- Online Button Maker
- Publicons.de
- Imaxenes
- Brilliant Button Maker